top of page

ESTUDO    DE    CASO

Projetos individuais e em grupo - 2022

METODOLOGIA: pesquisa de campo em um distrito para aprender como chegar o mais próximo possível dos usuários usando ferramentas de ciências humanas.

IMPLEMENTAÇÃO: Apresentação do distrito em todas as suas formas: geográfica, histórica, econômica, etc. Com análises das várias entrevistas, estabelecendo hipóteses a serem esclarecidas, destacando problemas e pontos fracos.

PRODUÇÃO

- Relatório detalhado sobre a área estudada (por grupo)

- Texto individual sobre ciências humanas (veja abaixo)

"Para mim, as ciências humanas são parte integrante de qualquer projeto, seja ele de design de espaço, design de produto, cenografia ou qualquer outro. Elas têm uma metodologia muito distinta, baseada na observação e na discussão com os usuários. O design em geral refere-se à busca de uma solução para um problema enfrentado pela sociedade. Portanto, é essencial colocar-se no lugar dos usuários, entender os problemas que eles enfrentam para oferecer a melhor resposta possível. Como futura designer de espaços, quando eu trabalhar em questões urbanas ou de planejamento urbano, terei que descobrir o tipo de pessoas que vivem lá. É aí que um estudo sociológico entra em ação, pois cada lugar, cada cidade e cada país é diferente, com culturas e costumes diferentes. Você não encontrará a mesma resposta para um problema em uma cidade de um país desenvolvido como Copenhague e em outra cidade de um país em desenvolvimento como Mumbai, por exemplo.

Para mim, as ciências humanas também trazem uma abordagem mais humana ao nosso trabalho. Observamos como as pessoas se comportam, como agem, como se expressam... E então vamos ao encontro delas, as entrevistamos e nos comunicamos com elas. Isso nos leva a querer entender os outros e a nos colocarmos no lugar deles.

As ciências humanas são, portanto, uma forma de evitar a irrelevância e ajudar a fornecer as respostas mais precisas sobre um determinado assunto".

bottom of page